quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Asas da Luftwaffe - Heinkel 111

Episódio - Heinkel 111
Heinkel He 111 – foi um bombardeiro médio desenvolvido pela Alemanha nazista e empregado na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial. Seu primeiro vôo ocorreu em fevereiro de 1935.Sofreu grandes perdas diante dos caças aliados durante a Batalha da Inglaterra, por causa de sua baixa velocidade em relação a estes e seu armamento defensivo deficiente. Porém, era mais veloz que o Do 17 e possuía notável resistência a danos.
CASA 2.111 (Nº serie T8-B-124) 9K+GS, Confederate Air Force, California/EUA, 1994

Foi então relegado a funções secundárias, tais como torpedeiro, reboque de planadores, transporte e lançador de bombas voadoras, sendo produzido até o fim do conflito em diferentes versões (B,C,D,E,F,G,H,P,Z).A versão Z ("Zwilling" ) rebocava o gigantesco planador de transporte Messerschmitt Me 321.
Os últimos He 111 estiveram em serviço na Luftwaffe até o final da guerra. A última grande operação bem sucedida foi realizada pelos aviões da KG4, KG27, KG53 e KG55 na noite de 21 para 22 de junho de 1944, quando bombardearam o aeroporto soviético de Poltava, onde estavam 114 B-17 Flying Fortress e seus caças de escolta P-51 Mustang, destruindo 58 dos aparelhos ali estacionados. No final do ano, os He 111 eram a espinha dorsal do Transportgruppe 30, que lançou pára-quedistas disfarçados de americanos atrás das linhas aliadas na Batalha das Ardennas. No dia do armistício, a KG4, o TGr30 e o Schleppgruppe 1 utilizavam este aparelho ainda como avião transporte.
Um He 111 sendo carregado com bombas durante o início da Operação Barbarossa, 1941
Com o final da Segunda Guerra, em 08 de maio de 1945, a Espanha continuou a fabricar o He 111 (assim como o Me 109) com motores Rolls Royce Merlin britânicos, até sua aposentadoria efetiva em 1956, ou seja, mais de 20 anos após seu vôo inaugural.
Arquivo Re-Upado

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